Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

Política

Assembleia concede Medalha do Mérito Farroupilha a ex-presidente da John Deere

  • 04/05/2022 - 23:17
Assembleia concede Medalha do Mérito Farroupilha a ex-presidente da John Deere
Foto: Celso Bender/Assembleia Legislativa do RS

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (04/05), a Assembleia Legislativa outorgou a Medalha do Mérito Farroupilha ao engenheiro agrícola Paulo Renato Hermann, ex-presidente da John Deere Brasil. A iniciativa partiu do deputado Pedro Pereira (PSDB), que justificou a homenagem ressaltando a dedicação de Hermann ao agronegócio brasileiro e a causas sociais. 

Formado em 1979 pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com MBA em Gestão de Negócios, Herrmann recebeu em 2021  o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), outorgado por unanimidade pelos membros do Conselho Universitário, em mérito aos serviços prestados. No mesmo ano, foi considerado umas das 500 autoridades mais influentes da América Latina, pela publicação Bloomberg Línea.

Filho de pequenos agricultores do interior do Rio Grande do Sul, concluiu sua formação no sistema de ensino público e construiu, ao longo dos últimos 40 anos, uma  carreira em empresas de grande porte, nas áreas de vendas e marketing, planejamento estratégico e relações corporativas. Além disso, atua como membro de diversos conselhos consultivos e administrativos de empresas públicas e privadas, entre outras funções de liderança desempenhadas no agronegócio brasileiro. 

Nos últimos 10 anos, vem liderando projetos na área de agricultura de baixa emissão de carbono por meio de iniciativas que objetivam aumentar a eficiência produtiva da agricultura nos trópicos. Entre essas ações, está o fomento à implementação e difusão de estudos relativos à integração de diferentes sistemas de produção na mesma unidade produtiva, denominada de  Integração Lavoura Pecuária e Floresta.

Pedro Pereira revelou que a vida de Hermann está voltada também à  responsabilidade social na área da saúde. “Paulo Renato Herrmann lidera uma iniciativa pioneira no Rio Grande do Sul, que é um exemplo ao país: o de transformar o único hospital rural do Brasil em um centro de excelência em telemedicina. Projeto que já está sendo executado no Centro de Saúde São João da Reserva, nosso Hospital da Reserva, localizado no interior de São Lourenço do Sul”, contou o parlamentar. 

O autor da homenagem afirmou ainda que Hermann é “um exemplo a ser seguido por outros empresários, pois as grandes empresas devem ir além do lucro e pensar no bem estar de suas comunidades”.

O presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), declarou que a trajetória do homenageado deve ser “respeitada, aplaudida e servir de referência para pessoas que têm condições de ajudar quem precisa”. Referindo-se à atuação social do ex-presidente da John Deere  no Brasil, o presidente do parlamento disse que é preciso dar atenção às questões sociais e ampliar a visão de  solidariedade, “pois muitas vezes, a empatia e o carinho fazem tanto efeito quanto os medicamentos”.

Ao agradecer a homenagem, Hermann revelou que nunca almejou “reconhecimento deste porte”, mas que se sentia “extremamente honrado”. Ele dedicou a Medalha à esposa, Vânia Hermann, pelo apoio e dedicação ao longo de 42 anos, e à mãe por ter lhe ensinado “a importância do trabalho, o amor à terra e a generosidade”.

Por Olga Arnt/Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do RS

Fonte: Redação