Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

Clima

RS será atingido por ciclone extratropical que deverá causar vento forte e chuva intensa

Evento climático ocorrerá no Estado e em Santa Catarina entre terça e quinta-feira, com risco de inundações e enxurradas

  • 01/05/2022 - 06:46
RS será atingido por ciclone extratropical que deverá causar vento forte e chuva intensa
Reprodução/internet

Rio Grande do Sul e Santa Catarina deverão ser alcançados por um ciclone extratropical entre terça (3) e quinta-feira (5) da próxima semana. A intempérie tem potencial para causar fortes rajadas de vento, grandes volumes de chuva e agitação marítima, com ressaca na costa dos dois Estados. 

O ciclone extratropical atingirá todo o território gaúcho, mas será mais intenso no Litoral, na Serra e nos Campos de Cima da Serra. Na região de Torres, a previsão é de que as rajadas de vento alcancem entre 70 km/h e 100 km/h, alerta a meteorologista Carine Gama, do Climatempo. Ela destaca que provavelmente haverá inundações, e enxurradas — água misturada à lama — não estão descartadas. 

As chuvas mais extremas devem se concentrar no litoral sul e na serra de Santa Catarina, tendo Criciúma como um dos focos. A partir dessa localização geográfica do fenômeno, para o território gaúcho, a previsão é de que as maiores precipitações caiam sobre a metade norte do Estado.

O ciclone extratropical, área de baixa pressão atmosférica, formou-se entre a Argentina e o Paraguai e está se movendo em direção às costas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 

O evento não cumpre os requisitos, até o momento, para ser classificado como ciclone bomba, destaca a meteorologista do Climatempo.

Postado por Paulo Marques

Fonte: GZH