Ouça agora

STUDIO 94

com JONATAN MAGUILA

Saúde

UPA realizou mais de 1.600 atendimentos nos feriados prolongados de abril

UPA realizou mais de 1.600 atendimentos nos feriados prolongados de abril
Assessoria de Imprensa
  • 27/04/2022 - 16:06

Os últimos dois feriados prolongados foram de muita movimentação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Levando em conta apenas os feriados deste mês, a UPA chegou a registrar 1.689 atendimentos.

No primeiro feriado prolongado do mês, que se estendeu desde a Sexta-Feira Santa até a Páscoa (de 15 a 17 de abril), 627 pessoas foram atendidas. Já no feriado de Tiradentes (21 de abril) até o domingo (24), foram 1.062 atendimentos. Outro dado que chamou a atenção foi o número de casos de dengue atendidos nestas datas, que chegaram a 169.

O número elevado de atendimentos impacta diretamente no tempo de espera por assistência: “Além de uma demanda maior, temos um registro significativo de atendimentos de casos de dengue, que exigem um tempo maior de atendimento em função de notificações e questões burocráticas que não são comuns em outras patologias. Além disso, o paciente permanece mais tempo na Unidade, em função da necessidade de reidratação”, explica o gerente de Urgência e Emergência do Hospital Vida & Saúde, enfermeiro Silvano Cervo.

Até o dia 24 de abril, a UPA já registrava 5.586 atendimentos no mês. Neste mesmo período do ano passado, a Unidade contava com o registro de 2.781 atendimentos. “É um aumento muito considerável se compararmos com 2021, mesmo assim, todos os pacientes são atendidos, observando suas classificações e a urgência de cada atendimento. Sempre reforçamos à comunidade que a UPA atende prioritariamente os casos de urgência e emergência, em casos de baixa complexidade é importante que as pessoas busquem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde”, explica a diretora-geral do HVS, Vanderli de Barros.  

Postado por Paulo Marques

Fonte: Jéssica Ribeiro/Assessoria de Comunicação do Hospital Vida &