Ouça agora

MUSICAL 94,7

Saúde

Combate à Dengue em Horizontina envolve também a tecnologia

  • 26/04/2022 - 11:20
Combate à Dengue em Horizontina envolve também a tecnologia
Assessoria de Imprensa

Para realizar o enfrentamento a epidemia de dengue na cidade de Horizontina, o Governo Municipal recorreu à novas tecnologias existentes, visando realizar uma fiscalização mais rápida e efetiva. 

Desta forma, foi realizado um mapeamento aéreo com Drone pela empresa horizontinense GEOE -  TOPOGRAFIA & ENGENHARIA, na porção urbana de Horizontina onde mais estão sendo registrados os casos da doença, de uma área de aproximadamente 92 hectares, perfazendo as áreas totais dos bairros Recanto do Sol, Becker e Kennedy; assim como partes dos bairros Jardim Vila Nova e Recanto Verde. 

Segundo o proprietário e responsável técnico da empresa GEOE, o Geógrafo Vadenilson Patussi; na presente área foram identificadas (mapeadas) 193 piscinas e 75 caixas d’água à mostra (sobre telhados ou suportes), sendo considerados pontos com potencial de proliferação do mosquito aedes aegypti, visíveis a partir do levantamento aéreo. De todos os pontos mapeados, foram identificados 19 locais críticos, para serem visitados de forma imediata pelas equipes do setor de Endemias da Prefeitura. 

O levantamento aéreo gerou Mapas contendo dados com localizações geográficas, repassadas ao Setor de Endemias, o qual está realizando a checagem desses locais. 

O próximo passo do Governo Municipal é continuar gerando informações para serem repassadas ao Setor de Endemias, porém aumentando o nível tecnológico, por meio da utilização de um Aplicativo já existente na Prefeitura, o qual vem sendo utilizado para outras finalidades, e que agora será utilizado também para o combate à dengue. 

Este Aplicativo irá registrar os locais onde forem encontrados criadouros do mosquito (inclusive com fotos), bem como registrar os imóveis onde residirem pessoas infectadas com o vírus, transformando esses dados em Mapas que auxiliarão no planejamento de ações por meio de diagnósticos em tempo real e com a consulta de históricos de dados.

Postado por Paulo Marques

Fonte: Paulo Staziaki-Ass. de Imprensa da Prefeitura Municipal de H