Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Saúde

Agendamento de consultas com pediatras em Três de Maio passa a ser feito nas UBS's

  • 28/03/2022 - 20:40
  • Atualizado 28/03/2022 - 21:44
Agendamento de consultas com pediatras em Três de Maio passa a ser feito nas UBS's

Os pais ou responsáveis por crianças que precisam de atendimento com pediatras da Prefeitura de Três de Maio agora devem fazer o agendamento de consultas na Unidade Básica de Saúde (ESF) do Sistema Único de Saúde (SUS) de referência da família.

O primeiro atendimento será realizado pelo médico clínico geral da UBS e, se houver necessidade, então o paciente será encaminhado para um especialista na Unidade Central de Saúde.

Em entrevista à Rádio Colonial na manhã desta segunda-feira (28/03), a secretária municipal da Saúde disse que a Unidade Central estava ficando superlotada e que a maioria dos casos poderiam ter sido resolvidos na própria unidade de referência da criança.

- Chegava de manhã na Unidade Central já havia umas 50 crianças para atender. E as médicas não devam conta da demanda. Com isso, crianças que precisavam ser avaliadas por um especialista ficavam sem atendimento naquele dia. Os médicos das unidades também atendem crianças. Então, agora, os casos que precisem de uma avaliação mais profunda serão encaminhados (pela UBS) para as pediatras.

Segundo Jacira, o município conta atualmente com duas profissionais: uma quarenta horas semanais e a outra, 20 horas. A Prefeitura está providenciado a contratação de um pediatra, porém, não há muitos especialistas da área à disposição. A secretária disse que na região somente Três de Maio, Santa Rosa e Giruá têm profissionais da área, aprimorando o serviço prestado a gestantes e crianças

Jacira disse também que não foi procurada pela mãe de uma criança que teria sido mandada da Unidade Central para a UBS de referência e de lá de volta para o mesmo local, até conseguir o atendimento. O caso foi relatado por um ouvinte à reportagem da Rádio Colonial.

Fonte: Redação