O diretório estadual do MDB oficializou a pré-candidatura do deputado estadual Gabriel Souza a governador do Rio Grande do Sul. Sem conseguir segurar as lágrimas, diante de uma plateia de mais de 800 pessoas – incluindo os pais, a esposa e a filha –, Gabriel relembrou a sua trajetória política.
Médico-veterinário e natural da Tramandaí, Gabriel está no segundo mandato na Assembleia e, aos 38 anos, será o candidato mais jovem do MDB ao Palácio Piratini desde a redemocratização.
- Hoje é um dia que tem algo inacreditável acontecendo aqui. Eu entrei nesse partido com 15 anos, em Tramandaí. Eu não sou filho de políticos famosos, nem mesmo meu sobrenome é de grife. Eu sou Souza, assim como metade da população gaúcha - disse ele com a voz embargada.
Ao relembrar a sua caminhada de 23 anos de filiado, Gabriel reforçou a importância da união do partido.
Durante a reunião de votação, realizada no auditório da AIAMU, no centro de Porto Alegre, Gabriel contou com o apoio do ex-governador José Ivo Sartori e do ex-vice-governador José Paulo Cairoli, do ex-ministro Eliseu Padilha além dos deputados federais Márcio Biolchi e Giovani Feltes, dos estaduais Clair Kuhn, Beto Fantinel, Carlos Búrigo, Vilmar Zanchin, Gilberto Capoani, do secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, e a presença massiva de prefeitos, vereadores e emedebistas de todas as regiões do estado.
Sobre Gabriel Souza
Mestre em Direito, pós-graduado em Gestão Pública e médico veterinário, Gabriel Souza, 38 anos, reside em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nas eleições de 2018, recebeu 52.953 votos, para o seu segundo mandato na Assembleia gaúcha, sendo o mais votado do MDB. Ainda no primeiro mandato, entre junho de 2016 e dezembro de 2018, foi o líder do Governo Sartori – um dos mais jovens até hoje a assumir o cargo. Em 2021, presidiu a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Com uma vida partidária ativa desde a adolescência, foi líder estudantil, presidente da juventude do MDB/RS, presidente da juventude nacional da sigla e integrante do Conselho Nacional da Juventude. Também foi secretário de Planejamento de Tramandaí. Atualmente é o primeiro-secretário da Executiva Nacional do MDB e membro do conselho curador da Fundação Ulysses Guimarães (FUG).