Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Saúde

Vanderli de Barros é eleita presidente do Sindicato dos Hospitais do Noroeste do RS

  • 23/03/2022 - 12:50
  • Atualizado 23/03/2022 - 12:52
Vanderli de Barros é eleita presidente do Sindicato dos Hospitais do Noroeste do RS
Reprodução

A diretora-geral do Hospital Vida e Saúde, Vanderli de Barros, foi eleita presidente do Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiberf/Noroeste). A eleição ocorreu no dia 16 de março em Três de Maio.

A entidade conta com 34 hospitais associados, abrangendo 86 municípios gaúchos.

- Assumo a presidência junto com os demais colegas com a tarefa de continuar representando as nossas instituições hospitalares e, principalmente, atuando em prol dos associados que fazem um importante trabalho em prol da saúde da população - destacou Vanderli.

Em entrevista à Rádio Colonial nesta quarta-feira (23/03) Vanderli afirmou que o financiamento dos hospitais filantrópicos é o principal desafio do sindicato. A tabela do SUS cobre, em média, 60% dos custos efetivos dos procedimentos realizados e não é reajustada há mais de duas décadas. Os hospitais filantrópicos e particulares do Rio Grande do Sul tentam uma solução junto ao governo do Estado para evitar a rescisão de contratos e suspensão de serviços aos usuários do plano.

Os atrasos nos pagamentos do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado (IPE Saúde) também é motivo de preocupação da entidade. Os hospitais recebiam o pagamento dos procedimentos em 30 dias até junho de 2018. No entanto, a partir do segundo semestre daquele ano, o repasse começou a ser pago em 60 dias, 90 dias e, hoje, chega a 110 dias. Já as contas ambulatoriais estão em atraso há seis meses.  

Junto a Vanderli, assume como Primeiro Vice-Presidente Amauri Luís Lampert, do Hospital São Francisco, de Augusto Pestana; como Segundo Vice-Presidente, Vilmar Scheer, do Hospital Panambi, de Panambi; como Secretário Geral, Julci Fenner Dias, do Hospital de Caridade São Paulo, de São Paulo das Missões; e como Tesoureiro Geral, Rafael Brackmann, do Hospital de Caridade Crissiumal, de Crissiumal. No Conselho Fiscal assumem Rosane Dalla Roza Schiavo do Hospital Bom Pastor de Ijuí, de Ijuí; Rosmaite Immich do Hospital Santo Afonso, de Cândido Godói; Marilei Andrighetto do Hospital Bom Pastor, de Santo Augusto; e Isnar Rodrigo Santos dos Passos do Hospital São Luiz, de São Luiz Gonzaga.

Fonte: Redação