Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

Regional

Fronteira com a Argentina é reaberta após quase dois anos em Porto Mauá

  • 06/02/2022 - 12:52
  • Atualizado 06/02/2022 - 12:55
Fronteira com a Argentina é reaberta após quase dois anos em Porto Mauá
Foto: Vilson Winkler

A fronteira internacional entre Porto Mauá (Brasil) e Alba Posse (Argentina) foi reaberta neste sábado (05/02). As travessias de balsas entre os dois países pelo Rio Uruguai estava suspensas desde 21 de março de 2020 devido a pandemia de Covid-19.

A primeira travessia de balsa do lado brasileiro ocorreu às 8h35min, transportando somente dois veículos. Na segunda travessia havia oito veículos. A primeira travessia do lado argentino ocorreu às 9h15min, levando 11 veículos, na segunda viagem havia oito veículos.

Na primeira viagem de reabertura, encontrava-se o empresário Luiz Augusto Foletto, de Três de Maio, que se deslocou para Oberá (Província de Misiones), cidade distante 60 km da fronteira, onde iria permanecer por dois dias, para realizar passeio, compras e visita ao cassino.

Na chegada da primeira balsa à Argentina, no local de embarque e desembarque de veículos foi realizada uma reunião com autoridades dos dois países para esclarecer dúvidas quanto as exigências recentes de ingresso no território argentino, tais como declaração jurada e comprovante de vacina, sendo que na oportunidade ficou definido que não seria exigido o Seguro Vida.

Todas as pessoas com idade superior a 15 anos devem comprovar a vacinação completa com antecedência mínima de 15 dias antes da viagem. Aqueles que não tiverem o esquema vacinal completo devem apresentar resultado negativo de exame PCR (72 horas) ou antígeno (48 horas).

Cada pessoa que ingressar na Argentina, deve apresentar ainda a Declaração Jurada Argentina, que deverá ser emitido direto no Google, link https://ddjj.migraciones.gob.ar/app/home.php. Mas para quem se deslocar num raio de até 50 km ou até a cidade de Oberá e retornar no mesmo dia, não é necessário tal procedimento.

As trevessias de balsas ocorrem sempre de meia em meia hora, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30min e das 14 às 17h30min. Já aos sábados, domingos e feriados, das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min.

Por Vilson Winkler
 

Fonte: Redação