Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Agricultura

Reunião com Ministério da Economia debate pautas da estiagem

Reunião com Ministério da Economia debate pautas da estiagem
Fetag-RS
  • 04/02/2022 - 20:24

Entidades representativas da agricultura familiar da Região Sul, Fetag-RS, Fetaesc e Fetaep, acompanhadas da Contag, participaram de reunião nesta quinta-feira (03/02), agendada pelo deputado federal Heitor Schuch, com subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri, para tratar sobre as pautas relacionadas a estiagem.

As pautas já encaminhadas ao Governo Federal são urgentes, pois mais de 600 municípios dos três estados já decretaram situação de emergência em virtude da estiagem.

De acordo com o secretário Rogério Boueri, existe um rombo de quase R$3 bilhões de reais no orçamento destinado ao crédito rural, o que inviabiliza a execução de qualquer proposta de medidas de apoio ao setor. Boueri afirmou que as equipes estão trabalhando nas propostas e redigindo as normativas, porém, nada pode ser feito antes de sanar o déficit.

O deputado Heitor Schuch questionou se os recursos para cobrir esse rombo poderiam ser buscados das chamadas emendas de relator. Boueri afirmou que essa pode ser uma solução, mas exige articulação política para viabilizar e proposta.

De acordo com o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, que representou a federação, “é preciso que se busque uma alternativa urgentemente, pois a situação é crítica. A agricultura e a pecuária familiar estão sofrendo mais uma vez com estiagem e não é possível que nada possa ser feito para apoiar a categoria. É fundamental que a bancada de parlamentares dos três estados esteja mobilizada e que faça as articulações políticas necessárias para trazer os recursos necessários”.

Foi definido que as federações irão articular junto aos coordenadores das bancadas dos seus respectivos estados para que ambas estejam alinhadas com a pauta e se articulem na busca dos recursos necessários para cobrir o rombo atual do crédito rural e possibilitar a operacionalização de medidas emergenciais.

Fonte: Redação