Horário sem programação!

Clima

Apesar da onde de calor, Serra Catarinense registra geada

  • 13/01/2022 - 13:04
Apesar da onde de calor, Serra Catarinense registra geada
Reprodução/Site São Joaquim Online

O amanhecer desta quinta-feira (13 de janeiro) na Serra catarinense foi gelado, com mínima perto dos 10ºC. Na localidade do Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim, houve registro de geada e a vegetação ficou coberta por uma fina camada de gelo.

Segundo a previsão da Defesa Civil, as temperaturas nas primeiras horas da manhã ficaram abaixo dos 20ºC na maioria das regiões. No entanto, por conta da atuação da onda de calor no estado, as máximas durante o dia podem chegar próximo de 40°C.

A temperatura observada na cidade foi constatada em uma estação particular padronizada, monitorada pela empresa catarinense de meteorologia Climaterra. Pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima em São Joaquim foi de 6,47ºC. Entretanto, os dados podem variar devido a localização das estações e seus respectivos microclimas.

Segundo Fabiene Casamento, meteorologista da empresa Climatempo, esse tipo de situação não é incomum na região, pois se trata do topo da Serra. No local, é possível ocorrer grande amplitude térmica, sendo que nas madrugadas há uma significativa redução no calor. Além disso, a ausência de nuvens acentuou o clima gelado.

Fonte: Redação