Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Política

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para professores estaduais

  • 22/12/2021 - 22:34
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para professores estaduais
Celso Bander/Assembleia Legislativa do RS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS) aprovou, nesta quarta-feira (22/12), o projeto de reajuste dos salários de professores da rede estadual. Foram 38 votos a favor e dois contrários, sendo que 15 parlamentares não votaram.

Os professores aposentados estão inclusos na proposta, mas os funcionários de escolas não receberão nenhuma correção salarial. Inicialmente, a proposta do governo incluía apenas professores da ativa. Após pressão dos partidos de oposição, do Cpers Sindicato e de bancadas da própria base aliada do governo Leite, os aposentados com paridade foram incluídos no reajuste. Conforme o Cpers, essa redação exclui cerca de 24 mil funcionários de escolas e 10 mil inativos sem paridade.

A recomposição salarial varia de 5,5% a 32%, com diferenças por tempo de serviço, grau de escolaridade e profissionais em atividade ou aposentados (confira a tabela abaixo).

O governo do estado afirma que a correção cobre as perdas inflacionárias de 2019 em diante. A categoria não recebia aumentos desde novembro de 2014, quando houve aumento de 13,72% nos vencimentos, conforme cronograma iniciado em 2012. A categoria calcula perdas inflacionárias de 52,6% no período.

Deputados de oposição se recusaram a votar o projeto, afirmando que a porcentagem do reajuste proposto pelo governo irá incorporar benefícios já recebidos por professores, reduzindo o aumento real do salário.

Letícia Rodrigues/Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do RS

Fonte: Redação