Ouça agora

FOGO DE CHÃO

com JEFERSON PERCOSKI

Justiça

Tribunal de Justiça do RS elege primeira presidente mulher

  • 06/12/2021 - 20:07
  • Atualizado 06/12/2021 - 20:12
Tribunal de Justiça do RS elege primeira presidente mulher
Foto: Eduardo Nichele/Tribunal de Justiça do RS

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) elegeu, nesta segunda-feira (6), a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira como nova presidente da corte. A magistrada será a primeira mulher a ocupar o cargo desde 1874, quando o Judiciário foi estabelecido no estado.

Iris Helena derrotou a chapa encabeçada pelo desembargador Tasso Caubi Soares Dalabary por 71 votos a 63 (com dois votos em branco).

A Desembargadora Iris, logo após a eleição, afirmou que está pronta para o desafio de administrar o Poder Judiciário gaúcho.  

- Sabemos dos grandes desafios que teremos pela frente, mas estamos todos preparados para a administração do TJ-RS, dando continuidade a vários projetos que foram implementados pela gestão do atual presidente, Desembargador Voltaire de Lima Moraes - disse ela.

A Desembargadora destacou que o Plano de Carreira dos Servidores, sancionado pelo Governador Eduardo Leite, será implementado integralmente. 

Natural de Pelotas, Iris Helena se graduou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 1981. A magistrada ingressou no Judiciário como pretora, em 1985, assumindo como juíza em 1986. Desde então, ela atuou nas comarcas de Santa Rosa, Campina das Missões, Espumoso, São Jerônimo e Porto Alegre.

Iris Helena Medeiros Nogueira se tornou desembargadora em 2004 e foi Corregedora-Geral de Justiça entre 2016 e 2017.

Por Renato de Oliveira Sagrera Assessora/Assessoria de Imprensa do TJ-RS

Fonte: Redação