Ouça agora

SÁBADO EM FESTA

com JEVERSON MARTINS

Saúde

Três de Maio inaugura memorial em homenagem às vítimas da Covid19

  • 28/10/2021 - 21:27
  • Atualizado 28/10/2021 - 21:57
Três de Maio inaugura memorial em homenagem às vítimas da Covid19

Três de Maio ganhou um memorial para preservar a memória das pessoas que perderam a vida em decorrência da Covid-19. Até esta quinta-feira (28/10) o município registra 45 mortes causadas pela doença.

A inauguração da pedra com uma placa com os dizeres “Memorial da Saúde. Dedicado às pessoas que venceram à Covid-19, aos profissionais da Saúde, a chegada das vacinas e aos três-maienses que perderam a vida na pandemia contou com a presença do prefeito Marcos Corso, da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, da vereadora Eliane Fischer, do coordenador regional da Saúde, Anselmo Loureiro, da secretária municipal da Saúde, Jacira Taborda e da presidente do Conselho Municipal da Saúde, Marilei Dockhorn.

Os ex-prefeitos Pedro Paulo Fischer, marido da vereadora Eliane, que perdeu um filho, e Olívio José Casali, que teve dois irmãos mortos durante a pandemia, compareceram ao evento.

Visivelmente emocionado, Marcos Corso teve de interromper o pronunciamento por duas vezes para conter as lágrimas.

- Peço desculpa pela emoção. Mas também é uma forma de abraçar todos vocês que perderam familiares durante a pandemia – disse o mandatário.

A secretária Arita Bergmann destacou o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Saúde e as ações adotadas pelo governo do Estado no enfrentamento à Covid. Ela citou, como a exemplo, a abertura de 1,5 mil leitos de UTI em parceria com a rede hospitalar.

- Perdemos mais de 30 mil vidas durante a pandemia, mas, também, é preciso, dizer que mais de 1,5 milhão de pessoas conseguiram superar a doença – afirmou.

Já Jacira Taborda enalteceu o trabalho realizado pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, que atuaram na Unidade Sentinela e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’), bem como os profissionais do Hospital São Vicente de Paulo e a imprensa local.

A pedra com a placa está localizado na área de Preservação Permanente do Loteamento Verdes Campos, na esquina das ruas Luís Bonamigo e Alberto Bins. Após a inauguração do monumento, familiares e profissionais da Saúde plantaram 45 mudas de ipê para homenagear as vítimas da Covid-19.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, divulgado pela Prefeitura nesta quinta, Três de Maio tem 3.541 casos de Covid desde o início da pandemia, com 3.494 recuperados, dois casos ativos e 45 óbitos.

Fonte: Redação