Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Esportes

Grêmio leva 1 a 0 do Fortaleza, chega a cinco jogos sem vitória e se afunda na vice-lanterna

Com o interino Thiago Gomes no comando, Tricolor sofreu gol de Yago Pikachu no segundo tempo da partida na Arena Castelão

  • 13/10/2021 - 23:31
Grêmio leva 1 a 0 do Fortaleza, chega a cinco jogos sem vitória e se afunda na vice-lanterna
KELY PEREIRA / AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Grêmio comandado pelo interino Thiago Gomes teve uma postura mais agressiva do que nos últimos jogos de Luiz Felipe Scolari, mas que acabou sendo insuficiente para evitar uma nova derrota no Brasileirão. Na noite desta quarta (13), o Tricolor sofreu um gol de Yago Pikachu aos 33 minutos do segundo tempo e foi batido pelo Fortaleza por 1 a 0, no Castelão.

Com a derrota, o Grêmio segue cinco pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, justamente o Juventude, o adversário do próximo domingo, às 18h15min, na Arena. Com 23 pontos, o Tricolor segue em penúltimo lugar no Brasileirão.

Após ter testado duas formações diferentes no único treinamento com o elenco principal, o interino Thiago Gomes confirmou o Grêmio para enfrentar o Fortaleza com a manutenção do sistema com três zagueiros usado por Felipão diante do Santos, mas com mudanças do meio para frente. O Tricolor foi a campo sem nenhum centroavante de ofício e teve os garotos Guilherme Guedes, Darlan, Jean Pyerre e Ferreira, todos comandados por Gomes na transição, de volta ao time titular. 

Quando a bola rolou foi vista também uma novidade na postura gremista. Diferentemente dos jogos com Felipão, principalmente fora de casa, o Grêmio iniciou marcando alto e pressionando o Fortaleza em sua saída de bola. Nesse momento, Jean Pyerre se juntava aos atacantes Ferreira e Alisson para evitar a superioridade numérica dos três zagueiros nordestinos.

O posicionamento gremista causou dificuldades ao Fortaleza, que não conseguia fazer seu típico jogo de sair jogando de trás com toque de bola. O time da casa, no entanto, teve sucesso quando conseguiu encaixar os lançamentos mais longos — principalmente, nas costas dos alas gremistas. Assim,  Yago Pikachu ameaçou em lance em que Kannemann apareceu na hora certa para salvar. Depois de um cruzamento do lado esquerdo do seu ataque, David ganhou de Rodrigues e chutou por cima do gol de Brenno aos 17.

Aos 21 minutos veio a primeira e principal chance gaúcha na etapa inicial. Darlan deu belo passe por cima da defesa para Alisson, que acabou chutando fraco para defesa tranquila de Felipe. A  ideia do Grêmio de tentar ser agressivo para retomar a bola e trabalhar com mais posse foi perdendo força na parte final do primeiro tempo.

Ocupando o campo de ataque, o Fortaleza passou a levar mais perigo. Brenno fez grande defesa em chute de Matheus Vargas, aos 27. Na sequência, porém, o goleiro saiu mal e o mesmo Matheus Vargas teve a chance pegando o rebote, mas chutou por cima. 

Já nos minutos finais, outras duas oportunidades. Primeiro, David girou sobre Ruan e chutou perto da trave esquerda. Depois, Kannemann foi decisivo ao se posicionar na frente de Titi, que havia recebido livre em jogada ensaiada de falta. O Grêmio ainda teve uma outra oportunidade com Alisson, que recebeu de Jean Pyerre e chutou fraco outra vez. O primeiro tempo, assim, terminou sem gols no Castelão.

Lucas Silva, que vinha sentindo dores musculares durante o primeiro tempo, não voltou para a etapa final e foi substituído por Mateus Sarará. Diferentemente do que havia acontecido no começo da partida, o Fortaleza voltou do intervalo pressionando o Grêmio. 

Logo a 1 minuto, Lucas Crispim bateu falta no canto e Brenno fez uma bela defesa. O Tricolor chegou a responder em contra-ataque puxado por Ferreira, que ganhou em velocidade e chutou na rede pelo lado de fora. Aos 7 veio uma grande chance para os mandantes. Robson deu o passe entre as pernas de Rodrigues para David, que invadiu a área e chegou a passar por Brenno, mas, pressionado por Guilherme Guedes, concluiu para fora. 

O jogo seguiu com domínio do Fortaleza diante de um Grêmio que não conseguia pressionar sem a bola. Thiago Gomes resolveu mexer na equipe aos 22: Campaz e Everton Cardoso entraram nos lugares de Jean Pyerre e Alisson. Ainda sem as trocas surtirem efeito, o Fortaleza voltou a ameaçar em chute forte de Felipe defendido por Brenno. A essa altura, o goleiro já se tornava a principal figura da partida. 

Aos 33, Brenno não nada pôde fazer. A marcação gremista falhou e houve um buraco entre Kannemann e Guilherme Guedes. Yago Pikachu apareceu ali para receber o passe de Romarinho e chutar sem chances para o goleiro gremista: 1 a 0.

Depois do gol, Gomes fez mudanças ofensivas com Elias e Diego Souza nos lugares de Guedes e Rodrigues, mas o Grêmio não teve forças para evitar uma derrota no Brasileirão. Penúltimo colocado, o Tricolor somou apenas um ponto dos últimos 15 disputados.

BRASILEIRÃO — 26ª  RODADA — 13/10/2021

FORTALEZA (1)
Felipe Alves; Tinga, Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Éderson, Felipe e Lucas Crispim (Bruno Melo, 37'/2ºT); Matheus Vargas (Romarinho, 23'/2ºT); David (Igor Torres, 37'/2ºT) e Robson (Henríquez, 17'/2ºT)
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

GRÊMIO (0)
Brenno; Ruan, Rodrigues (Diego Souza, 36'/2ºT) e Kannemann; Vanderson, Lucas Silva (Mateus Sarará, INT), Darlan e Guilherme Guedes (Elias, 36'/2°T); Jean Pyerre (Campaz, 22'/2ºT); Alisson (Everton Cardoso, 22'/2ºT) e Ferreira
Técnico: Thiago Gomes (interino)

GOL: Yago Pikachu (F), aos 33min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Robson, Felipe (F); Ruan, Everton (G)
ARBITRAGEM: Vinicius Gonçalves Dias Araújo, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Daniel Paulo Ziolli. VAR: Márcio Henrique de Gois (quarteto paulista)
PÚBLICO: 3.499
RENDA: R$ 61.533
LOCAL: Arena Castelão, em Fortaleza

DOMINGO, 17/10 — 18H15MIN
GRÊMIO X JUVENTUDE
ARENA — BRASILEIRÃO (27ª RODADA)

Postado por Paulo Marques

Fonte: GZH