Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Geral

WhatsApp, Instagram e Facebook começam a funcionar após 6 horas de pane

  • 04/10/2021 - 19:39
WhatsApp, Instagram e Facebook começam a funcionar após 6 horas de pane
Reprodução

WhatsApp, Instagram e Facebook começaram a retomar o funcionamento no início da noite desta segunda-feira (04/10), após cerca de 6 horas da pane global.

Os serviços, no entanto, ainda apresentavam instabilidade por volta das 19h. No Twitter, as postagens usavam as hashtags #voltou #parou

O "blecaute" nas três das maiores redes sociais do mundo prejudicou trabalhadores e estudantes e foi o assunto mais falado no Twitter durante toda a tarde - a página se tornou o principal canal de comunicação, sendo usada inclusive, pelo Facebook para atualizar a situação.

A falha generalizada no acesso mostrava para os usuários uma mensagem de erro no domain name system (DNS) - a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites internet protocols (IPs) dos servidores correspondentes que hospedam o conteúdo das páginas. Esta não é a primeira vez que o grupo de serviços administrados pelo Facebook apresenta problemas. Em junho deste ano, uma interrupção semelhante aconteceu.

Na prática, é como se os números de telefone dos serviços do Facebook tivessem sido apagados da gigantesca agenda da internet. O gestor do DNS do Facebook e dos demais serviços é o próprio Facebook, o que pode significar que uma atualização malsucedida ou um erro grave nos principais servidores das redes sociais possa ter acontecido.

Segundo os números da Nasdaq - a bolsa de valores do mercado de tecnologia -, o Facebook perdeu cerca de 5,34% de valor de mercado até o momento com a falha. Isso equivale a cerca de US$ 50 bilhões - o valor total estimado da rede social Twitter. As ações do Facebook estão cotadas no momento a US$ 326,23.

Fonte: Redação