A educação é um dos principais pilares transformadores de uma sociedade, independente das crenças, dos lugares de fala, ou mesmo do meio a qual está inserida. Diante desta perspectiva, complexa e emergente, as temáticas que serão abordadas este ano no Experience Senac convergem para o contexto plural, flexível e inclusivo. Mediado por tecnologia, o evento será ao vivo e gratuito, durante os dias 13 a 15 de outubro, sempre às 19h, pelo Youtube da instituição.
Na oportunidade, os profissionais convidados irão dialogar sobre as suas visões de mundo no âmbito da educação e da sociedade a qual vivemos e desejamos. "Esta iniciativa é mais uma oportunidade de priorizarmos aquilo que realmente transforma a nossa sociedade, promove conhecimento à população e, principalmente, garante dignidade e uma vida melhor para o futuro das pessoas. Sem dúvidas, a educação deve ser a base de tudo", destaca o diretor regional do Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa.
Neste ano, o Experience Senac contará com um grupo de palestrantes relevantes e especiais para o nosso cenário, sendo eles: o ex-vice-presidente de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna, Emílio Munaro; a coordenadora do Setor de Educação UNESCO e representante no Brasil, Maria Rebeca Otero Gomes; o professor da PUCRS, Consultor DBServer, Instrutor Sputnik e autor dos livros, jogos e workshops sobre Toolbox 360° e Jogos 360°, Jorge Audy; o diretor do Instituto para Inovação na Educação da Unisinos, Gustavo Borba; o diretor da Escola de Engenharia da UFRGS e diretor de Inovação e coordenador do Pacto de Inovação de Porto Alegre (PACTO ALEGRE), Luiz Carlos Filho; o professor universitário e líder da plataforma Instituto Matemática, Gustavo Reis; e a diretora Sênior para Educação no Banco Mundial, Cláudia Costin. Além dos convidados, ainda participam o diretor regional do Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa, e o gerente de Educação do Senac-RS, Ariel Berti.
Na edição 2020, "Experience Senac: Cocrie o futuro da educação", o evento se conectou com quase 1.600 espectadores simultâneos de diversas partes do país e as transmissões foram assistidas por quase 5 mil pessoas. Para mais informações e inscrições do Experience Senac 2021, acesse o site www.senacrs.com.br/experience.
Confira abaixo a programação completa:
13/10 - das 19h às 20h - A educação é plural. Como a educação pode impactar positivamente o aprendizado em uma sociedade plural?
Palestrantes:
Emílio Munaro, ex-vice-presidente de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna.
Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora do Setor de Educação UNESCO, representante no Brasil.
José Paulo da Rosa, doutor em educação, especialista em Engenharia de Produção e Gestão de Escola Técnica, e graduado em Administração de Empresas. Também é diretor regional do Sesc e Senac-RS.
14/10 - das 19h às 20h - A educação é flexível. Será que estamos preparados?
Palestrantes:
Jorge Audy, mestre em Gestão da Informação, MBAs na escola Politécnica e escola de Negócios da PUCRS, professor na PUCRS, Consultor DBServer, Instrutor Sputnik e autor dos livros - " Jogos e Workshops sobre Toolbox 360° e Jogos 360°".
Gustavo Borba, diretor do Instituto para Inovação na Educação da Unisinos. Doutor e mestre em Engenharia de Produção.
Luiz Carlos Filho, diretor da Escola de Engenharia da UFRGS e diretor de Inovação e coordenador do Pacto de Inovação de Porto Alegre (PACTO ALEGRE).
Ariel Berti, doutorando em Design Estratégico, mestre em Administração com Ênfase em Estratégia, palestrante e professor de pós-graduação nos temas Estratégia, Design Estratégico, Sustentabilidade e Ética. Além disso, é gerente de Educação do Senac-RS.
15/10 - das 19h às 20h - A educação é inclusiva. Como a educação vem operando em cenários de desigualdades onde as necessidades básicas de aprendizagem ainda são escassas?
Palestrantes:
Gustavo Reis, professor, por vocação e por ofício, é bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS e mestre em Design Estratégico pela Unisinos.
Cláudia Costin, diretora Sênior para Educação no Banco Mundial e fundadora e diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, RJ.
Postado por Paulo Marques