Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Geral

Seguem as obras de alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú

Seguem as obras de alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú
Prefeitura de Balneário Camboriú
  • 27/09/2021 - 21:12
  • Atualizado 27/09/2021 - 21:15

O alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú já chegou a 40% da orla. Mais de 2 quilômetros da orla, da rua 3.700 até o Molhe da Barra Sul, já foram concluídos e ganharam luminosidade natural. 

A obra tem por objetivo passar a faixa de areia de atuais 25 metros, em média, para 70 metros. Segundo a prefeitura, o trabalho vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, serão instalados futuramente.

Após ser reabastecida no Porto de Paranaguá, a draga Galileo Galilei vai começar agora a segundo parte da obra, da rua 3.700 em direção ao Pontal Norte.

A previsão de entrega da faixa de areia ampliada é para novembro. Conforme a prefeitura, a medida que os trechos vão sendo concluídos e a areia nova, que vem de uma jazida no fundo do mar, vai assentando, os trechos vão sendo liberados para banhistas.

Segundo a prefeitura, o trecho da Barra Sul, já alargado, ainda não está oficialmente liberado para as pessoas passearem. A previsão é que ainda esta semana o trecho já possa ser aproveitado.

História de Balneário Camboriú
A cidade se tornou município em 1964, quando se emancipou de Camboriú. O atrativo das praias e a implantação da BR-101, que corta o município permitiram um estímulo à atividade do turismo.

Além disso, a expansão da construção civil, com a instalação dos famosos arranha-céus, provocou mudanças ao redor da orla da Praia Central.

O principal argumento da prefeitura de Balneário Camboriú para as obras de alargamento é a necessidade de recompor a faixa de areia, que foi "engolida" pelo mar ao longo das últimas décadas.

Mas o engordamento também deve aumentar o tempo de sol na Praia Central, que é atingida pelas sombras projetadas pelos prédios durante o início de tarde. A expectativa é que as obras de alargamento tragam reforço ao turismo e também ganho ao setor imobiliário.

Desde março, esse cartão-postal do município recebe as obras de ampliação, com maior avanço na última semana, em que a faixa de areia da praia foi alargada em 350 metros.

Fonte: Redação