Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Saúde

Ministério da Saúde suspende vacinação contra a Covid de adolescentes

  • 16/09/2021 - 12:48
  • Atualizado 16/09/2021 - 12:54
Ministério da Saúde suspende vacinação contra a Covid de adolescentes
Agência Brasil

O Ministério da Saúde (MS) emitiu na noite desta quarta-feira (15/09) uma nota informativa aos Estados e municípios, voltando atrás na orientação sobre a vacinação contra a covid-19 para adolescentes sem comorbidades. A nota informa que o MS não recomenda mais a aplicação da vacina no público de 12 a 17 anos. Em Três de Maio a imunização na faixa etária de 17 anos inicia nesta sexta-feira (17/09).

O documento foi publicado no sistema do Ministério da Saúde por volta das 21h30 e é assinado eletronicamente por Rosana Leite de Melo, secretária-extraordinária de Enfrentamento à Covid. A pasta mantém, no entanto, a orientação para que a vacinação siga em adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

No documento, a pasta argumenta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a vacinação de adolescentes com ou sem comorbidades; que a maior parte dos adolescentes sem comorbidades apresenta "evolução benigna" da doença; e a melhora do cenáro epidemiológico com redução de cerca de 60% nos números de casos e óbitos. A pasta destaca ainda que na nota anterior previa que adolescentes sem comorbidades fossem os últimos serem vacinados. No Brasil, o único imunizante usado nessa faixa etária é o da Pfizer.

 

Fonte: Redação