A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla começou neste sábado (21/08). O objetivo da campanha, realizada anualmente pela Apae, desde 1963 e introduzida no calendário oficial pela Lei 13.585/2017, é promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência.
A semana também tem a função de sensibilizar a comunidade em relação às potencialidades das pessoas com deficiência.
A cada ano é definido um tema, que nesta edição é “É tempo de Transformar Conhecimento em Ação”. Esse tema aponta para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos. Em um país com dimensões territoriais de continente, as desigualdades das condições de vida são evidentes, bem como a marginalização social de determinados grupos, que por sua condição de vulnerabilidade, necessitam de apoios especializados para superação das barreiras que impedem o exercício pleno da sua cidadania.
Para marcar a semana, a Apae de Três de Mao desenvolveu uma programação especial, que teve abertura no sábado com entrevistas da direção da entidade nas emissoras de rádio locais. Estiveram na Rádio Colonial o presidente Vilson Foletto, o vice-presidente Paulo Camargo, a diretora-administrativa, Nadir Gabe, a diretora-pedagógica, Simone Tiecher, e o coordenador do Centro de Especialidade em Reabilitação, Leandro Steiger.
Neste domingo foram celebrados cultos e missas.
Na segunda-feira (23/08) e na terça (24/08) a Apae estará aberta para visitação, mediante agendamento. Nestes mesmos dias, o tema da semana será abordado com os alunos da escola e haverá exposição de cartazes dos alunos sobre a data.
Na quarta (25/08) pela manhã e tarde, será realizado o Pedágio do Carinho nas ruas centrais de Três de Maio. Neste dia, à tarde, também haverá o encontro virtual dos autodefensores do 3º Conselho das Apaes.
Na quinta (26/08) e na sexta (27/08) a instituição também estará aberta para visitação, mediante agendamento. Ainda na quinta, os assistentes sociais Fabiane Freoder e Leandro Steiger palestrarão aos alunos sobre o tema “Transformar Conhecimento em Ação”.
Na sexta serão exibidos vídeos dos alunos inseridos no mercado de trabalho e homenagem de bandas locais aos alunos da Apae. E no sábado (28/08) finalizando a programação, as pessoas com deficiência serão lembradas em oração nos cultos e missas.