Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Política

Bolsonaro entra com ação para proibir STF de abrir investigações sem passar pelo MPF

Na visão da Advocacia Geral da União, prática fere " preceitos fundamentais" da Constituição

Bolsonaro entra com ação para proibir STF de abrir investigações sem passar pelo MPF
Bolsonaro pede que o artigo 43 do regimento do Supremo seja suspenso liminarmente até julgamento do tema pela própria - Corte EVARISTO SA / AFP
  • 20/08/2021 - 07:45

O presidente da República, Jair Bolsonaro, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (19), para suspender um artigo do regimento interno da Corte. O dispositivo permite abrir investigações de ofício, ou seja, sem provocação de outro órgão — como a Procuradoria-Geral da República (PGR), no caso do inquérito das fake news. As informações são do jornal O Globo.

Bolsonaro pede que o artigo 43 do regimento do Supremo seja suspenso liminarmente até julgamento do tema pela própria Corte. Na visão da Advocacia Geral da União, a forma como o dispositivo tem sido usado pelos ministros fere " preceitos fundamentais" da Constituição Federal e ameaça "os direitos fundamentais dos acusados nos procedimentos inquisitórios dele derivados". 

A ação chegou ao STF em meio às ameaças de pedido de impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

O presidente foi incluído no inquérito das fake news pelo ministro Alexandre de Moraes após um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a ataques às eleições por meio da propagação de informações falsas sobre fraude nas urnas eletrônicas e em pleitos passados.

Postado por Paulo Marques

Fonte: GZH