Ouça agora

STUDIO 94

com JONATAN MAGUILA

Saúde

É falsa a mensagem assinada como Grupo Unimed alertando sobre a variante Delta

É falsa a mensagem assinada como Grupo Unimed alertando sobre a variante Delta
  • 02/08/2021 - 19:37
  • Atualizado 02/08/2021 - 20:40

Está circulando em grupos de conversas no WhatsApp um texto assinado por "Grupo Unimed" alertando sobre a variante Delta da Covid-19, originária na Índia. Entretanto, a mensagem é falsa. 

Em um comunicado emitido no dia 13 deste mês, a Unimed já alertava sobre a informação que estava circulando. No texto, o "Grupo Unimed" (a cooperativa não utiliza essa assinatura) reforça que o conteúdo não foi elaborado por nenhum de seus funcionários e que as informações divulgadas não têm embasamento científico. Ainda de acordo com o comunicado, essa não é a forma adotada pela cooperativa para "comunicar orientações sobre saúde".

O texto falso cita que, após ser infectadas com a variante Delta, as pessoas "não têm tosse nem febre, mas articulações muito doloridas, dor no pescoço e na parte superior das costas, fraqueza geral, perda de apetite e pneumonia".

Segundo o médico infectologista do Hospital São Lucas da PUCRS e coordenador do Serviço de Controle de Infecção e Núcleo de Segurança do Paciente na Unimed Porto Alegre, Fabiano Ramos, alerta que é o correto é buscar informações com os médicos e em sites como o do Ministério da Saúde e de sociedades médicas. Além disso, pontua que as medidas de prevenção contra todas as cepas são iguais. Ou seja, é necessário manter o distanciamento social, usar máscara e álcool em gel. 

 

Fonte: Redação