Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

Política

Ex-senador José Paulo Bisol morre aos 92 anos

  • 26/06/2021 - 13:51
  • Atualizado 26/06/2021 - 20:12
Ex-senador José Paulo Bisol morre aos 92 anos
Reprodução

O ex-senador José Paulo Bisol morreu, aos 92 anos, na manhã deste sábado, em Porto Alegre, por insuficiência respiratória. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento há duas semanas. 

Segundo informações do hospital, o ex-secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul sofreu um infarto. A cerimônia de sepultamento será reservada aos familiares, devido aos protocolos sanitários do coronavírus. O corpo será cremado. Bisol deixa a esposa e três filhos.

Bisol cursou direito na PUCRS e jornalismo na UFRGS. Em 1982, se elegeu deputado estadual no Rio Grande do Sul e, em 1986, compunha o Senado, com participação na constituinte de 1988.

Nos anos 1980  Bisol apresentou o programa TV Mulher na RBS TV ao lado de Balala Campos. 

Em 1989, foi candidato a vice-presidente da República ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os anos de 1999 e 2002, foi titular da pasta da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, no governo de Olívio Dutra (PT).

Bisol destacou-se como relator da subcomissão de patrimônio na CPMI do Orçamento, quando denunciou e juntou provas de corrupção envolvendo a construtora Odebrecht, que já naquele período mantinha esquemas junto ao governo federal para vencer licitações. O ex-senador deixa a esposa, Vera Lúcia Zanette, três filhos, Tula, Ricardo e Jairo, nove netos e um bisneto.

Fonte: Redação