Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES

Saúde

Sem leito de UTI livre, região adota novas medidas para conter pandemia

  • 02/06/2021 - 21:28
  • Atualizado 03/06/2021 - 10:41
Sem leito de UTI livre, região adota novas medidas para conter pandemia
Reprodução

Diante da aumento de casos de Covid-19 e das internações em leitos clínicos e de UTI, os 20 prefeitos da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste adotaram novos protocolos com medidas mais enérgicas de enfrentamento à pandemia.

Conforme a Prefeitura de Três de Maio, entre as principais mudanças estão:

- suspensão da prática de esportes coletivos em locais públicos,

- horário de atendimento ao público de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares e similares se encerra às 23h, todos os dias da semana, sendo que a partir das 22h fica vedada a entrada de novos clientes

- música ao vivo fica proibida, assim como eventos do tipo happy hour

- estabelecimentos devem ocupar no máximo 50% das mesas ou similares, respeitado o distanciamento de dois metros e os clientes devem permanecer sentados e em grupos de até cinco pessoas.

O Decreto Municipal Nº 35/2021 pode ser consultado na íntegra no site da Prefeitura.

De forma excepcionalíssima a partir das 14h do dia 5 de junho até as 5h do dia 7 de junho de 2021, será proibido o funcionamento todas as atividades não essenciais em toda a região.

Em entrevista à Rádio Colonial no início da noite desta quarta-feira (02/06), o prefeito de Três de Maio Marcos Corso pediu a colaboração de toda a comunidade:

- Não temos leitos livres nos hospitais da região. É preciso redobrar os cuidados devido ao agravamento da pandemia – conclamou o mandatário.

A região Covid de Santa Rosa apresentou incidência de 457,3 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, um aumento de 0,3% frente à anterior. É a sexta maior entre as 21 regiões Covid-19 na última semana e 93,7% superior à média estadual.

A taxa de mortalidade acumulada na semana foi de 5,81 óbitos por 100 mil habitantes, uma redução de -23,5% frente à semana anterior. Ainda é, porém, a 14ª maior entre as 21 regiões Covid-19 na última semana.

Além disso, Santa Rosa apresentou um aumento de 8,7% de internados em leitos clínicos. Há 87 internados por Covid-19 em leitos clínicos. É o maior patamar recente da série histórica para a região. Em leitos de UTI, o aumento foi de 7,3% pacientes internados. Assim, a região tem 44 internados por Covid-19 em UTIs e uma taxa de ocupação de 100%, sem nenhum leito livre.

 

Fonte: Redação