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com PAULO MARQUES

Educação

Alunos da rede municipal de Três de Maio passarão por avaliação diagnóstica

  • 01/06/2021 - 17:04
Alunos da rede municipal de Três de Maio passarão por avaliação diagnóstica

Os estudantes da rede municipal de Três de Maio vão passar por uma "avaliação diagnóstica" ainda no primeiro semestre letivo de 2021.

Em entrevista à Rádio Colonial nesta manhã a diretora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Adriane Spohr, explicou que o objetivo é identificar as competências e habilidades já desenvolvidas e os conteúdos que não tiveram condição de gerar o aprendizado esperado. A partir dessa avaliação diagnóstica, a secretaria vai construir um projeto de intervenção pedagógica com atividades específicas para os estudantes.

Desta forma será possível planejar a gestão do currículo escolar implementando as principais competências pedagógicas que precisam ser reforçadas não somente em 2021, mas, também, nos próximos anos para o alinhamento da matriz curricular com a aprendizagem.

Adriane explicou que essas atividades deverão ser complementares, isto é, oferecidas no turno inverso ao das aulas regulares.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação está implantando um sistema de monitoramento pedagógico permanente com assessoramento e feedback docente, como forma de apoiar os professores nas suas práticas pedagógicas, realizar intervenção com profissionais de diferentes áreas através da equipe multidisciplinar para que Três de Maio tenha uma performance de evolução nos indicadores educacionais.

O que é avaliação diagnóstica?

Entende-se por avaliação diagnóstica uma ferramenta que traz informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências.

O processo avaliativo deve ajudar o aluno em sua jornada educacional, servindo como base para o seu desenvolvimento, e é justamente com esse propósito que a avaliação diagnóstica entra em cena.

As informações oferecidas por esse diagnóstico devem, a partir de então, guiar o planejamento docente e a escolha por intervenções pedagógicas adequadas, como forma de promover a recuperação dos pontos identificados como fracos.

Além disso, a diagnóstica permite que o professor possa adequar suas abordagens e estratégias de ensino às necessidades de cada aluno, estimulando seu progresso e fazendo com que ele atinja novos patamares em suas competências.

Fonte: Redação