Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES

Saúde

Suspeita de fungo preto em paciente com Covid-19 é investigada em SC

  • 30/05/2021 - 15:51
Suspeita de fungo preto em paciente com Covid-19 é investigada em SC
Reprodução

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) e a prefeitura de Joinville, no Norte, investigam um caso provável de mucormicose, infecção fúngica chamada popularmente como "fungo preto", em um paciente de 52 anos que já foi diagnosticado com a Covid-19 na cidade. No sábado (29/05), o estado e o município receberam um comunicado do Ministério da saúde sobre a investigação.

O paciente está internado em um hospital particular de Joinville e fez uma cirurgia na última semana. O homem é morador da Zona Norte de Joinville, testou positivo para Covid-19 em fevereiro deste ano e tem histórico de comorbidades (diabetes mellitus e artrite reumatoide).

As notícias sobre o quadro clínico do paciente são compartilhadas apenas com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os órgãos não informaram se há previsão de quando o diagnostico será confirmado.

Quase 9 mil casos de mucormicose, uma infecção causada por um fungo, foram registrados na Índia na última semana. O chamado 'fungo negro', que vem causando morte e casos de mutilação, está sendo classificado como "um pesadelo dentro da pandemia" no país.

Alguns pacientes só foram salvos após uma cirurgia de remoção de um de seus olhos. A taxa de mortalidade entre os infectados é de 50%.

Milhares de casos foram registrados entre pacientes que se recuperaram de covid-19 ou que estavam em processo de recuperação. Portanto, existe uma relação entre a doença e a pandemia de coronavírus.

Fonte: Redação