Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES

Saúde

Confirmado primeiro caso de febre chikungunya em Três de Maio

  • 14/05/2021 - 17:49
  • Atualizado 14/05/2021 - 19:52
Confirmado primeiro caso de  febre chikungunya  em Três de Maio
Rodrigo Méxas e Raquel Portugal/Fundação Oswaldo Cruz/Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (14/05), o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen-RS) confirmou o primeiro caso de febre chikungunya em Três de Maio.

Conforme a Vigilância Epidemiológica do município, o caso confirmado é importado, pois o paciente esteve recentemente em São Nicolau, onde há um surto da doença para tratamento de saúde de um familiar, que estava infectado, e acabou sendo picado pelo mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria de Saúde informa que realizou todas as medidas de bloqueio de transmissão e que o apoio da comunidade é fundamental para auxiliar na eliminação de possíveis criadouros do mosquito, que além da febre chikungunya, transmite dengue e zika vírus.

Entre os principais sintomas da febre chikungunya estão febre repentina acima de 38,5 graus e dores intensas nas articulações, podendo também causar dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas na pele. Os pacientes podem sentir esses males de dois a 12 dias após terem sido picados pelo mosquito. Diferente da dengue, essa doença não traz risco de morte ao paciente.

Sinais e sintomas do chikungunya
Febre
Dor nas articulações
Dor de cabeça
Fadiga
Erupções na pele 

 

 

Fonte: Redação