Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES

Agricultura

Emater projeta safra de soja recorde em Três de Maio

  • 30/03/2021 - 17:26
Emater projeta safra de soja recorde em Três de Maio
Emater/RS-Ascar

Com uma produção estimada de 70,2 mi de toneladas, a soja no município de Três de Maio nesta safra (2020/2021), que ocupa área de 20,2 mil hectares, vai movimentar de R$ 160 a R$ 190 milhões. Será uma safra recorde e o faturamento histórico será impulsionado pelo câmbio com o dólar em alta.

Conforme o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar local, Leonardo Rustick, graças às condições favoráveis para o desenvolvimento das lavouras, a estimativa de produtividade foi revista. O rendimento médio projetado, que era de 3,3 mil quilos por hectare (55 sacas por hectare), passou para 3.480 quilos por hectare (58 sacas por hectare).

Rustick lembra que o plantio da soja atrasou no atual ciclo devido à falta de umidade. Normalmente, a semeadura é feita nos meses de outubro e novembro, mas desta vez os produtores conseguiram plantar somente em dezembro. Só que, mesmo com a previsão de La Niña (fenômeno que reduz o volume de chuvas no RS), as condições climáticas foram favoráveis com umidade e calor. Isto fez com a cultura um excelente desenvolvimento.

Até agora apenas 2% da área plantada com a oleaginosa foi colhida em Três de Maio. Em torno de 70% das lavouras se encontram em fase final de enchimento de grãos e maturação. Nas próximas semanas, será comum avistar colheitadeiras e caminhões retirando os grãos das propriedades rurais.

-  Devido a pandemia, a economia está congelada em todo o mundo, Mas o agronegócio vamos segurar as pontas em nosso município – comemora Rustick.

Fonte: Redação