Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES

Geral

Outono deve ser seco e com temperaturas acima da média em março e abril

  • 21/03/2021 - 13:39
Outono deve ser seco e com temperaturas acima da média em março e abril
Reprodução

O outono que iniciou neste sábado (20/03) deve ter chuva escassa e temperaturas elevadas. O motivo é o fenômeno La Niña, que provoca o esfriamento das águas do Oceano Pacífico. Como consequência, a água evapora menos, formam-se menos nuvens e, como consequência, há menos precipitação.  

No Brasil, essa condição causa diferentes efeitos em distintas partes do país. Enquanto a chuva aumenta na região amazônica, no Sul – especialmente no Rio Grande do Sul – se observa o recrudescimento das secas e o aumento das temperaturas, diz Gabriele Golart, meteorologista da Somar.  

Ela explica que as chuvas ficam mais concentradas no Norte do país e que as frentes frias, que carregam instabilidade, não permanecem estacionadas no Rio Grande do Sul por muito tempo. Por isso, a estiagem marca presença no território gaúcho.  

Para se ter uma ideia, do Centro ao Norte do Estado, poderá haver o registro de 50 a 350 milímetros de chuva. Sendo que o esperado para a época gira em torno de 300 a 500 milímetros.  

De acordo com a meteorologista, os dias mais frios devem dar as caras somente em junho, já com a proximidade do inverno. 

Fonte: Redação