Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ELISIANE LUDWIG

Agricultura

RS detectou 135 casos de ferrugem asiática da soja na atual safra

  • 20/03/2021 - 22:36
RS detectou 135 casos de ferrugem asiática da soja na atual safra
Reprodução

O Rio Grande do Sul detectou 135 focos de ferrugem asiática nas lavouras de soja da safra 2020/2021, conforme levantamento do Consórcio Antiferrugem, ferramenta da Embrapa que monitora a incidência da praga em todo o país. Foram confirmados um caso em novembro, dois em janeiro, 118 em fevereiro e 14 em março.

O número multiplica por seis o do mesmo período da safra passada, quando ocorreram apenas 22 focos e é o mais expressivo do mesmo período nos últimos três anos, superando a marca da safra 2018/2019, de 127 notificações. As informações são do jornal Correio do Povo.

O Estado lidera o ranking das doze unidades da federação monitoradas pelo Consórcio Antiferrugem, à frente do Paraná, com 100 casos, e da Bahia, com 27 casos.

A pesquisa semanal realizada pela Emater/RS-Ascar nas principais regiões produtoras da oleaginosa confirmou a existência de focos nas regionais de Ijuí, Pelotas, Santa Rosa e Campanha, com os produtores já iniciando a aplicação de fungicidas para controlar a doença trazida por esporos do fungo Phakopsora pchyrhizi.

O chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Seapdr), Ricardo Felicetti, afirma que o número alto de comunicações de ferrugem é resultado do programa de monitoramento da doença, executado em parceria da pasta com a Emater. Segundo ele, no ano passado, ainda não estavam em pleno funcionamento no Estado os 24 coletores de esporos que agora fornecem dados para a safra atual.

Fonte: Redação