Ouça agora

RADIOINFORMAÇÃO

com ELISIANE LUDWIG

Agricultura

RS detectou 135 casos de ferrugem asiática da soja na atual safra

RS detectou 135 casos de ferrugem asiática da soja na atual safra
Reprodução
  • 20/03/2021 - 22:36

O Rio Grande do Sul detectou 135 focos de ferrugem asiática nas lavouras de soja da safra 2020/2021, conforme levantamento do Consórcio Antiferrugem, ferramenta da Embrapa que monitora a incidência da praga em todo o país. Foram confirmados um caso em novembro, dois em janeiro, 118 em fevereiro e 14 em março.

O número multiplica por seis o do mesmo período da safra passada, quando ocorreram apenas 22 focos e é o mais expressivo do mesmo período nos últimos três anos, superando a marca da safra 2018/2019, de 127 notificações. As informações são do jornal Correio do Povo.

O Estado lidera o ranking das doze unidades da federação monitoradas pelo Consórcio Antiferrugem, à frente do Paraná, com 100 casos, e da Bahia, com 27 casos.

A pesquisa semanal realizada pela Emater/RS-Ascar nas principais regiões produtoras da oleaginosa confirmou a existência de focos nas regionais de Ijuí, Pelotas, Santa Rosa e Campanha, com os produtores já iniciando a aplicação de fungicidas para controlar a doença trazida por esporos do fungo Phakopsora pchyrhizi.

O chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Seapdr), Ricardo Felicetti, afirma que o número alto de comunicações de ferrugem é resultado do programa de monitoramento da doença, executado em parceria da pasta com a Emater. Segundo ele, no ano passado, ainda não estavam em pleno funcionamento no Estado os 24 coletores de esporos que agora fornecem dados para a safra atual.

Fonte: Redação