Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ELISIANE LUDWIG

Educação

Mantença do CIEP passa para o município de Três de Maio

Escola recebeu a denominação de Centro Municipal de Educação Integral Caminhos Inovadores

  • 11/03/2021 - 15:44
Mantença do CIEP passa para o município de Três de Maio
Assessoria de Imprensa

Após muitos trâmites, a Secretaria Estadual de Educação passou a mantença da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Glória Veronese (CIEP) para o município de Três de Maio. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 5 de março.

Segundo a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Vera Kuhler, o valor social da transferência da mantença é imensurável ao município, uma vez que poderá expandir a política de educação em tempo integral no meio urbano para as crianças da Educação Infantil ao 9º ano, atingindo a meta 6 do Plano Municipal de Educação, que prevê até 2024, 50% das escolas com tempo integral.

Vera destaca que conforme o Decreto Municipal Nº 15 de 11 de março de 2021, a Escola recebeu a denominação de Centro Municipal de Educação Integral Caminhos Inovadores. "A escolha do nome dá-se pela amplitude das possibilidades que o mesmo oferece para a comunidade escolar, vislumbrando um currículo emancipador e empreendedor onde a proposta a ser implementada girará em torno do mesmo". 

A secretária-adjunta, Gelci Assmann, ressalta que ao considerar o número de alunos que hoje estão matriculados no educandário, do 1º ao 9º ano (181 matrículas) e a estrutura existente, para este ano existem vagas em algumas turmas, inclusive com a abertura de uma nova turma de 1º ano, para atender a demanda existente. 

O prefeito municipal, Marcos Corso, enfatiza que a Escola poderá se transformar em um grande complexo educacional, ofertando ensino de qualidade com investimentos de recursos do município para a manutenção e qualificação da estrutura, formação de professores, materiais pedagógicos e tecnológicos que vem ao encontro da aprendizagem inovadora, bandeira de sua gestão. “Poderemos, sobretudo, ofertar à comunidade três-maiense mais uma escola municipal com Ensino Fundamental completo, com continuidade de estudos nos anos finais do Ensino Fundamental, uma vez que no meio urbano só temos a EMEF Germano Dockhorn, onde as vagas são disputadas e o espaço não comporta a ampliação das matrículas.”

COMO FUNCIONARÁ A ESCOLA?

A diretora pedagógica da SMECE, Adriane Spohr, destaca que em 2021 será mantida parte da organização curricular que já vinha do Estado. Serão 7 horas de atendimento diário, com uma matriz que contempla: Área da Linguagem, Área da Matemática, Área das Ciências Humanas e Área das Ciências da Natureza. Nestas, estão inclusas: A iniciação científica, (pesquisa), Expressão Artística (teatro, dança e música) Projeto de Vida (desafio ético, competências emocionais) Cultura Gaúcha, Cultura Digital (Robótica) Canteiros Sustentáveis (Ambiente) e o EMPREENDEDORISMO, que será o impulsionador da proposta metodológica. 

Adriane destaca que durante este ano, será realizado um trabalho conjunto com a comunidade escolar, para tornar a proposta mais robusta para atender suas expectativas.

GESTÃO ESCOLAR 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Glória Veronese (CIEP) foi uma referência em Educação em tempo Integral no município de Três de Maio e no Estado do Rio Grande do Sul. A Escola foi premiada várias vezes por sua atuação e projetos inovadores na educação, fruto este do trabalho realizado pela comunidade, funcionários e professores. 

A equipe diretiva será mantida, permanecendo o professor Osmar Sipmann como diretor, bem como a vice-diretora, professora Joanesilda Stuker de Vargas. Também passará a integrar a gestão, como vice-diretora, a professora Gessiane Andréa Maidana, que já atuava na coordenação da escola.

Conforme o diretor Osmar, os professores e funcionários receberam a notícia da oferta da Escola para o município pela SEDUC para a troca de mantenedora com muita surpresa pois a Escola realizava um trabalho diferenciado na Educação em Tempo Integral. “Como a gestão da Escola passou para o município de Três de Maio vamos trabalhar para que ela continue sendo uma Escola de referência na Educação em Tempo Integral e possa oferecer através de um currículo diferenciado, a oportunidade de acesso a uma formação inovadora, qualificada para enfrentar os tempos de grandes mudanças e desafios que estamos vivenciando."

INÍCIO DAS AULAS

O dia 15 de março marcará o início das atividades letivas neste educandário. Neste momento, as aulas serão remotas.

Fonte: Ramone Pacheco/Cordenadoría de Comunicação PM-Três de Maio