A exemplo de outros municípios da região, como Horizontina e Santa Rosa, comerciantes e prestadores de serviços de Três de Maio também promovem nesta quarta-feira (03/03) uma carreata pela reabertura dos estabelecimentos comerciais, que foram fechados por decreto estadual devido ao agravamento da pandemia da Covid-19. A ação denominada de "Buzinaço" está marcada para às 10h30min na ERS-342, em frente a Trecar.
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) está realizando a campanha "O Comércio quer Trabalhar" para sensibilizar a sociedade e o governo de que o fechamento das atividades comerciais tem em pouca efetividade no controle da pandemia e ameaça a sobrevivência de milhares de empresas.
A entidade alerta que é urgente considerar alternativas ao protocolo atual, pois o custo das medidas tem sido desproporcionalmente alto para as micro e pequenas empresas, que são as mais prejudicadas pelas restrições em vigor. Com uma variedade menor de produtos a oferecer, os pequenos negócios têm mais dificuldade em se enquadrar na categoria “essencial”, o que agrava as disparidades econômicas sem um impacto verificável no controle da pandemia.