Ouça agora

VOZ DO BRASIL

com A VOZ DO BRASIL

Geral

Abastecimento de água em Três de Maio deve ser normalizado até as 21h

Abastecimento de água em Três de Maio deve ser normalizado até as 21h
Reprodução
  • 27/11/2020 - 12:47
  • Atualizado 27/11/2020 - 12:49

Os moradores de Três de Maio voltaram a enfrentar a falta de água em suas casas devido a uma interrupção no fornecimento de energia para o sistema de captação de água no Rio Buricá.

Os equipamentos da Corsan pararam de funcionar por volta das 16h de ontem (26/11). A equipe de manutenção da RGE compareceu ao local no início da noite e identificou defeitos em isoladores em um poste da rede ocasionados por raios, que foram registrados na noite anterior. Porém, a substituição dos isoladores danificados não resolveu o problema e a RGE alegou que iria retomar o trabalho nesta manhã por conta da dificuldade para detectar o motivo da interrupção.

Assim, a cidade ficou desabastecida durante a noite toda e no início desta manhã a RGE retomou a verificação da linha de transmissão de energia. O problema foi solucionado por volta das 10h50min e a previsão é que a água volte nos setores mais baixos da cidade neste momento, mas o abastecimento em toda a cidade só deve ser normalizado às 21h.

Problemas na rede de distribuição da RGE, que alimenta o recalque na localidade de Lajeado Biriva, tem acontecido com frequência nos últimos anos.

Apesar disso, o gerente da Corsan, Miguel Lugoch, afirmou, em entrevista à Colonial nesta manhã, que a instalação de um gerador de energia no recalque não está nos planos da companhia porque o investimento seria muito alto, pois seria necessário um equipamento de grande porte em função da força necessária para movimentar os potentes motores do sistema de captação de água.

Lugoch pediu aos usuários para sejam conscientes e evitem encher a piscina, lavar calçadas e carros neste momento para que a água volte para todas as pessoas o mais rápido possível.

 

Fonte: Redação