Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Agricultura

Produtores esperam por chuva mais expressiva para iniciar plantio da soja

Produtores esperam por chuva mais expressiva para iniciar plantio da soja
Reprodução/Internet
  • 15/10/2020 - 11:26

O período de plantio da soja estabelecido pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático para o Rio Grande do Sul vai do final de setembro até o final de dezembro. Na nossa região, o período autorizado para o plantio vai de 10 de outubro até 10 de janeiro. Tradicionalmente a semeadura se intensifica em novembro.

Neste ano, no entanto, a previsão do fenômeno La Niña deixa o produtor apreensivo diante da possibilidade de estiagem e dias quentes na primavera.

Segundo o vice-presidente da Farsul e presidente da Comissão de Grãos da entidade, Elmar Konrad, muitos produtores aguardam uma chuva expressiva para dar início ao cultivo. De acordo com as condições do tempo, o dirigente sugere que o sojicultor flexibilize na escolha das cultivares, podendo definir 40% para ciclo precoce, 40% para ciclo médio e 20% para o ciclo tardio.

Já o presidente da Aprosoja/RS, Décio Teixeira, aconselha o produtor a não apostar muito na soja “do cedo”, já que entende que ela acaba ficando com porte menor e às vezes rendendo menos do que aquilo que se espera de uma safra normal. Segundo ele, o ideal seria plantar de 25 de outubro até 20 de novembro.

Para Teixeira a perspectiva de La Niña não assusta porque houve anos em que o Estado colheu safras muito boas mesmo com a ocorrência do fenômeno. 
 

Fonte: Com informações do jornal Correio do Povo