Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES - Jornalista Reg. Prof. MTE-16408

Agricultura

Produtores esperam por chuva mais expressiva para iniciar plantio da soja

Produtores esperam por chuva mais expressiva para iniciar plantio da soja
Reprodução/Internet
  • 15/10/2020 - 11:26

O período de plantio da soja estabelecido pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático para o Rio Grande do Sul vai do final de setembro até o final de dezembro. Na nossa região, o período autorizado para o plantio vai de 10 de outubro até 10 de janeiro. Tradicionalmente a semeadura se intensifica em novembro.

Neste ano, no entanto, a previsão do fenômeno La Niña deixa o produtor apreensivo diante da possibilidade de estiagem e dias quentes na primavera.

Segundo o vice-presidente da Farsul e presidente da Comissão de Grãos da entidade, Elmar Konrad, muitos produtores aguardam uma chuva expressiva para dar início ao cultivo. De acordo com as condições do tempo, o dirigente sugere que o sojicultor flexibilize na escolha das cultivares, podendo definir 40% para ciclo precoce, 40% para ciclo médio e 20% para o ciclo tardio.

Já o presidente da Aprosoja/RS, Décio Teixeira, aconselha o produtor a não apostar muito na soja “do cedo”, já que entende que ela acaba ficando com porte menor e às vezes rendendo menos do que aquilo que se espera de uma safra normal. Segundo ele, o ideal seria plantar de 25 de outubro até 20 de novembro.

Para Teixeira a perspectiva de La Niña não assusta porque houve anos em que o Estado colheu safras muito boas mesmo com a ocorrência do fenômeno. 
 

Fonte: Com informações do jornal Correio do Povo