Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Eleições

Justiça indefere candidatura de irmã do deputado Danrlei em Horizontina

Justiça indefere candidatura de irmã do deputado Danrlei em Horizontina
Tribunal Superior Eleitoral
  • 14/10/2020 - 10:10
  • Atualizado 14/10/2020 - 12:38

Irmã do deputado federal Danrlei de Deus (PSD), a dona de casa Samara de Deus Hinterholz teve sua candidatura a vice-prefeita de Horizontina indeferida pela Justiça Eleitoral. Ela se lançou candidata na chapa encabeçada por Marcos Aurélio Schneider. Ambos são filiados ao PSD.

A causa suscitada para a inelegibilidade foi o período de desincompatibilização de cargo público, de acordo com a coluna de Rosane de Oliveira no site GZh. Samara ocupou o posto de diretora do Departamento de Meio Ambiente na prefeitura local até o dia 14 de agosto, três meses antes da eleição.

Conforme decisão da juíza Cátia Paula Saft, da 120ª Zona Eleitoral, o cargo faz parte do primeiro escalão da administração municipal e, por isso, a candidata deveria deixar o posto pelo menos seis meses antes do pleito, conforme a legislação eleitoral.

"Logo, imperiosa a aplicação do mesmo prazo de desincompatibilização previsto para os Secretários Municipais - 6 (seis) meses - sob pena de tratar diferentemente cargos análogos, distintos entre si unicamente pelo nome atribuído a cada função”, escreveu a magistrada, na sentença.

Ao se manifestar no processo, a defesa da Samara alegou que a função exercida por ela era “meramente administrativa, sem potencialidade de influenciar politicamente”. A candidata ainda pode recorrer da decisão.

Fonte: Redação