Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Geral

Meteoro de grande magnitude explode no céu da Serra Gaúcha nesta madrugada

Meteoro de grande magnitude explode no céu da Serra Gaúcha nesta madrugada
Divugação / Observatório Espacial Heller & Jung
  • 01/10/2020 - 09:42

A queda de um meteoro de grande magnitude foi registrada no Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feira (1°). De acordo com o Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, foi o maior meteoro já registrado no Estado desde que o observatório começou a atuar em 2016. As informações são do site do jornal O Pioneiro.

Conforme especialistas, o meteoro que caiu no Estado foi um bólido, fragmento com magnitude igual ou superior a -4 e que, no final, explode. Já o fireball é todo meteoro com magnitude igual ou superior a -4, mas que não explode no final.

A explosão do meteoro ocorreu à 1h09min sobre a região de Caxias do Sul, na Serra. Segundo Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório e diretor científico da região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 100 km, com queda a aproximadamente 114,9 km de Taquara, sem tocar o solo.

O tamanho do meteoro ainda deve ser analisado, assim como sua velocidade, mas, de acordo com dados da Heller & Jung, cujo sistema cobre todo o Rio Grande do Sul, Uruguai, parte da Argentina, parte do Paraguai, Santa Catarina, Paraná e início de São Paulo, é a primeira vez que se registra um fenômeno de tamanha magnitude. 

Fonte: Redação