Ouça agora

VOZ DO BRASIL

com A VOZ DO BRASIL

Geral

Médicos não voltam a trabalhar e INSS suspende perícias agendadas

Médicos não voltam a trabalhar e INSS suspende perícias agendadas
  • 14/09/2020 - 12:42

Todas as perícias médicas agendadas para os próximos dias estão suspensas, sem data definida para a volta, segundo informado hoje pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A decisão vem após o anúncio da ANPM (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais) de que os médicos não voltariam a fazer atendimentos presenciais por falta de segurança. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

"A Perícia Médica Federal, ligada à Secretária Especial de Previdência e Trabalho, demandou adequações nas salas de perícias das agências do INSS para retornar à atividade presencial. Destacamos que, o segurado que tinha agendamento para avaliação pericial, deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS e telefone 135", justificou o INSS em nota.

O órgão não informou quando as perícias serão retomadas, mas explicou que, a partir de hoje, as inspeções nas agências serão feitas em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

O anúncio da ANPM foi feito na última sexta-feira (11/09). Em comunicado, a associação cita as vistorias realizadas nas agências do INSS, que mostraram que apenas 12 das mais de 800 unidades com serviço de perícia médica no país foram aprovadas. Todas as outras apresentaram pelo menos uma "grave inconsistência" que impede o retorno da categoria a partir de hoje.

"Mesmo com todo o alarde da pandemia, ainda tínhamos agências sem EPI [Equipamento de Proteção Individual] até o presente, dentre diversos outros problemas. Por isso, neste momento, não será possível o retorno", disse a ANPM.

O INSS alega ter comunicado todos os segurados com horário marcado que não haveria perícia médica hoje ou nos próximos dias, e que seria preciso reagendar a consulta.

Fonte: Redação