Internada e em isolamento enquanto se recupera do coronavírus, a aposentada Teresinha Vargas Ferreira, de 69 anos, mantém o contato com seus familiares de um jeito diferente em Nova Prata, na Serra do Rio Grande do Sul. Como as visitas internas estão suspensas no Hospital São João Batista, a família da paciente sobe no topo de uma Kombi para conversar com ela.
O veículo tem uma estrutura personalizada, que normalmente é utilizada nas entregas da fábrica do genro da aposentada, mas a família também usa para passeios.
"Eu fiz uma estrutura nessa Kombi pra levar móveis em cima, pra gente ir à praia, sentar nas cadeiras, levar alguma coisa, levar bicicleta, por exemplo. Pra nós é uma coisa que é rotineira, chegar em Torres, colocar as cadeiras em cima, ficar de boa, pra ter uma vista mais privilegiada, digamos", explica o genro da paciente, Fernando da Silva Santos.
Desde a internação de Teresinha, a estrutura também virou uma forma de manter a aposentada perto do carinho da família - mesmo que a diferença seja de apenas 1,5 metros de altura mais alto.
"Uma demonstração de afeto por parte da família é muito importante. Mostra o quanto eles o quanto são amados e, principalmente, mostram que a família pode não estar presente ali, fisicamente, mas do ponto de vista amoroso, espiritual, eles estão juntos e torcendo pela pronta recuperação. Isso tem um valor de cura", explica médico que integra o Comitê Municipal de Enfrentamento a COVID-19, Charles Wurzel.
A expectativa da família é que Teresinha receba alta na próxima segunda-feira (24).
Postado por Paulo Marques