No dia em que o Rio Grande do Sul completa 15 semanas em estado de calamidade pública, nesta quinta-feira (2/7), o governador Eduardo Leite divulgou um vídeo emocionado alertando a população de que as próximas duas semanas serão o período mais crítico do enfrentamento à pandemia no Estado.
A chegada do frio, que pode sobrecarregar o sistema de saúde, coincide com quase metade do Rio Grande do Sul (46% da população) sob bandeira vermelha, ou seja, com risco epidemiológico alto por estar com elevada ocupação hospitalar e propagação do vírus, conforme o modelo de Distanciamento Controlado.
- Nos próximos 15 dias, fique em casa, lave as mãos, use máscara, respeite os protocolos e faça a sua parte. Porque especialmente em uma pandemia, em que o vírus circula sem encontrar barreiras, o governo não governa sozinho - afirmou Leite.
Diante da possibilidade de agravamento da pandemia com o aumento dos casos de Covid-19 no Estado, Leite fez um apelo emocionado para mobilizar os gaúchos. No pronunciamento de pouco mais de sete minutos, Leite convoca a população a ficar em alerta máximo pelos próximos 15 dias que, segundo ele, "serão cruciais".
- Falta mais um pouco, é preciso força, portanto, logo chegará a hora de podermos matar a saudade dos abraços, mas ainda precisamos de mais cuidado e proteção. Especialmente nos próximos 15 dias, se puder, fique em casa
O governador voltou a pedir o respeito ao distanciamento social e aos protocolos sanitários.