Horário sem programação!

Saúde

Unidade Central terá atendimento até 20h para vacinar crianças contra a gripe

Unidade Central terá atendimento até 20h para vacinar crianças contra a gripe
Rovena Rosa/Agência Brasil
Rádio Colonial FM 94,7 · ENFERMEIRA TATIANE WÄCHTER
  • 06/05/2020 - 10:38
  • Atualizado 06/05/2020 - 10:44

Três de Maio recebe até o fim de semana mais doses de vacina da gripe para a continuidade da campanha de vacinação. As vacinas são produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas pelo Ministério da Saúde. Uma vez que o Estado recebe as doses, elas são repassadas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e, então, aos municípios.

Em entrevista à Colonial FM nesta manhã, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica no município e enfermeira Tatiane Wächter, a expectativa é que a nova remessa de vacinas chegue à cidade amanhã. Mesmo assim, não há falta de doses neste momento e a vacinação segue normalmente.

A profissional lembra que o Ministério da Saúde mudou o calendário de vacinação, suspendendo o Dia D, que estava programado para o sábado (9 de maio). A última etapa foi dividida em duas, separando o público-alvo e estendendo o fim da campanha.

De acordo com o Governo Federal, a mudança se dá em função do momento atual de propagação da Covid-19 para evitar aglomerações e possíveis contágios do coronavírus.

Conforme Tatiane, até 10 de maio podem continuar se vacinando doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, população indígena, caminhoneiros/motoristas de transporte coletivo e portuários.

De 11 a 17 de maio, a vacinação será aberta para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Para o público infantil as doses estarão disponíveis somente na Unidade Central.

De 18 de maio a 05 de junho será a vez de adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas. Para esses grupos a vacinação será feita nas unidades de saúde de referência.

Como o Dia D foi suspenso, Tatiane anunciou que o atendimento na Unidade Central será estendido até às 20h no período de segunda-feira, dia 11, até quinta-feira, dia 14.

Fonte: Redação