Com os problemas na entrega de documentos pelos Correios, o Detran-RS disponibilizou alternativas digitais para os motoristas gerarem o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV), obrigatório para circular no estado.
Existem duas maneiras de gerar o CRVL:
CRLV-e
A versão eletrônica do documento do veículo tem a mesma validade do formato impresso. É uma forma simples de ter o licenciamento no celular ou tablet.
De acordo com o Detran-RS, quando forem pagas as taxas do novo licenciamento, o CRLV será atualizado no aplicativo, antes da entrega do documento em papel.
A Carteira Digital de Trânsito é gratuita, e o aplicativo pode ser encontrado nas lojas digitais Google Play e App Store.
Também já está disponível uma versão do documento para impressão em casa, que pode ser gerada pela Central de Serviços do Detran-RS, no Portal de Serviços do Denatran, ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
O login é feito com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisam se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.A impressão deverá ser em papel sulfite branco e formato A4, com tinta preta, em página única. Essa versão para impressão também pode ser gerada em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), ao custo de R$ 8.