O Prefeito de Santa Rosa assinou na tarde deste domingo (12) um novo decreto que permite a reabertura do comércio em geral na cidade a partir desta segunda-feira (13). Em contato com a nossa reportagem, Alcides Vicini disse que o retorno das atividades comerciais será gradual, ou seja,o funcionamento deve ser retomado com equipes reduzidas.
De acordo com o prefeito, os comerciantes deverão observar às medidas de higiene, uso de equipamento de proteção para os funcionários que atendem o público e a distância mínima de dois metros entre os clientes para evitar o contágio de funcionários e clientes.
A decisão de permitir a reabertura das atividade e serviços não essenciais foi tomada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 após vários dias de pressão por flexibilizações demandadas por representantes do comércio, que estão com as portas fechadas desde o dia 23 de março. Vicini disse que comunicou a decisão do colegiado técnico ao Promotor Marcelo Augusto Squarça do Ministério Público Estadual.
Santa Rosa tem quatro casos confirmados de coronavírus. O isolamento social é a principal medida de contenção à pandemia defendida pela Organização Mundial de Saúde.
O fechamento de todo o comércio não essencial no Estado foi decretado no dia 1° de abril, proibindo que os prefeitos criassem regras mais flexíveis nas cidades. Na quinta (9), contudo, o governador Eduardo Leite mudou de postura e editou novo decreto, permitindo que, no caso de restaurantes, lancherias, salões de beleza e lojas de chocolate, possa haver autorização municipal de funcionamento.