Horário sem programação!

Saúde

Polícia Militar fecha loja da Havan por descumprir decreto de quarentena em Santa Catarina

Polícia Militar fecha loja da Havan por descumprir decreto de quarentena em Santa Catarina
Redes Sociais/Reprodução
  • 05/04/2020 - 16:18
  • Atualizado 05/04/2020 - 22:55

A Polícia Militar fechou neste sábado (4) a loja Havan de Porto Belo, no Litoral Norte, por descumprir do decreto estadual que determinou quarentena em Santa Catarina. As lojas de departamento foram autorizadas a abrir exclusivamente para a venda de ovos de Páscoa. Segundo a PM, a loja, no entanto, permitiu a compra de outros produto.

O Tenente Alex Matias, comandante da PM em Porto Belo, disse que a Havan tinha autorização para comercializar "gêneros alimentícios", mas os clientes não podiam ter acesso aos demais departamentos. "Contudo estavam vendendo outros artigos também, com acesso irrestrito dos clientes a toda loja", informou, em nota. As informações são do jornal NSC Total.

As lojas de departamento reabriram neste sábado após anúncio de entidades como a Federação das Associações Empresariais, a Facisc, sobre a autorização para a abertura do comércio de chocolates. A liberação foi definida em uma reunião do Comitê de Crise, mas o Governo do Estado não emitiu nenhum comunicado oficial sobre a permissão.

No fim da tarde deste sábado, a Facisc informou entender que a autorização se limitaria a "lojas de rua que vendem apenas chocolates", e que por isso são enquadradas no ramo de alimentação. A entidade afirma, ainda, que "em nenhum momento lojas de departamento estão autorizadas pelo Governo Estadual". Em nota, diz que não é favorável à reabertura de lojas antes da definição de regras, e que "as lojas de departamento se valeram do entendimento do decreto, que deixa claro que são estabelecimentos do segmento alimentício, para abrirem as portas, o que é ilegal e arbitrário".