O prefeito Altair Copatti anunciou em entrevista à Rádio Colonial no fim da tarde desta sexta-feira (27) que promoveu mudanças no decreto que regula atividades comerciais para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O objetivo, segundo o mandatário municipal, é adequar o texto às alterações feitas pelo governo do Rio Grande do Sul no decreto estadual nº 55.135/2020. Além disso, atende uma notificação do Ministério Público Estadual para incluir novas categorias de estabelecimentos comerciais.
As principais mudanças são a exclusão de bares, salões de beleza e barbearias das atividades permitidas, atendendo orientação do MP e inclusão, entre as atividades permitidas, de oficinas de veículos automotores e de refrigeração. Já as microempresas e empreendedores individuais poderão atender, com portas fechadas, com agendamento, sem presença de público.
A prefeitura de Três de Maio decretou Estado de Calamidade Pública no dia 21 de março para reforçar a prevenção e o enfrentamento a propagação da pandemia do novo coronavírus. A medida vale até o dia quatro de abril e pode ser prorrogada de acordo a situação da epidemia no município.
As escolas das redes pública e privada também seguem sem aula.
O prefeito afirmou que seguindo recomendações científicas, o governo municipal mantém a orientação para que quem puder permaneça em quarentena.