Com a confirmação de casos de dengue em Santa Rosa e outros municípios da região, a Secretaria da Saúde de Três de Maio reforçou o alerta a população quanto à prevenção e o combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. De acordo com o mais recente Levantamento de Índice Rápido de Infestação (LiRaa), a cidade está 5% de infestação, considerado de alto risco. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aceitável é 1%.
Em entrevista na Colonial FM 94,7, sexta-feira, (6) a secretária Gislaine Mella, lembra que a prevenção é uma responsabilidade de todos, principalmente da população.
Já o agente de combate a endemias, Diogo Springer, chama a atenção para um problema muito sério que vem sendo enfrentado neste verão: o costume de armazenar água da chuva pelos moradores em reservatórios improvisados, como caixas d’água e tonéis. Ele explica que é preciso cobrir totalmente os reservatórios com uma tela, material encontrado facialmente no comércio.
- Mesmo assim, qualquer fresta que o mosquito encontrar na tela, ele vai aproveitar para colocar os ovos próximo a água parada. Por isso, é preciso tampar direito – explica Diogo.
Além disso, o agente orienta os moradores a colocarem uma pedra de cloro dentro dos reservatórios.
Os bairros Oriental, Planalto e Medianeira apresentam hoje o maior número de focos do mosquito.
O calor nesta época do ano aumenta a circulação e atividade do mosquito. O uso de roupas que deixam mais áreas do corpo expostas também é fator que faz com que mais casos sejam registrados nesta estação. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados. Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir a presença do Aedes, como:
- Tampar os tonéis e caixa d’água
- Manter as calhas sempre limpas
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
- Manter lixeiras bem tampadas
- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela
- Limpar semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
- Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais
- Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa