Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Saúde

Diante do aumento da demanda, Apae de Três de Maio amplia estrutura

Diante do aumento da demanda, Apae de Três de Maio amplia estrutura
  • 30/01/2020 - 19:56
O Centro Especializado em Reabilitação Intelectual e Auditiva (CER II), que iniciou as atividades em maio de 2019 atendendo pacientes de sete municípios da região, ampliou neste ano a sua área de abrangência, passando a ser referência para 13 cidades.
Os serviços são oferecidos pelo SUS com equipe interdisciplinar formada assistentes sociais, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, médicos neuropediatra, neurologista, otorrino, psiquiatra e clínico geral, profissionais da terapia ocupacional, professor de dança e educação física, professor de música, além das equipes administrativa e pedagógica.
Conforme o presidente da Apae, Vilson Foletto, estão sendo investidos R$ 600 mil na obra. A previsão é que o novo espaço esteja pronto em março para o início do ano letivo na escola de Educação Especial.
Além de atender a necessidade do centro, Foletto disse que a ampliação também se deve ao aumento do número de alunos da Apae. Para 2019, estão matriculados 240 alunos:
O Centro Especializado em Reabilitação Intelectual e Auditiva da Apae de Três de Maio é referência regional para a rede de atenção à saúde, realizando serviços de audiologia e fornecendo, via SUS, aparelhos auditivos.
De acordo com o assistente social da Apae, Leandro Steiger, responsável pelo CER II, o centro contribui no atendimento qualificado aos munícipes da região, amplia o acesso aos serviços, divide responsabilidades que atualmente recaem sobre um prestador de serviço, diminui custos aos gestores municipais, auxilia na resolutividade do serviço, busca mais recursos para região e tem atuações na prevenção e promoção em saúde.
Ele acrescenta que, via CER II, são realizados serviços como teste da orelhinha e teste da linguinha, exames auditivos e protetização auditiva. O centro atende pessoas dos municípios de Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Independência, Horizontina, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Três de Maio e Tucunduva.
No mês de janeiro, foram realizados vários atendimentos para pacientes dos municípios atendidos pelo CER II, com destaque para o teste da orelhinha, obrigatório por lei. Ele é feito nos bebês para detectar precocemente problemas auditivos que podem comprometer o desenvolvimento da fala e linguagem. O exame é indolor e é feito enquanto o bebê está dormindo, por meio da colocação de um aparelho específico na orelha do bebê.
Fonte: Reda