Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começaram a receber a segunda parcela do 13º salário a partir desta segunda-feira (25). Os pagamentos serão feitos nas mesmas datas em que os beneficiários recebem o benefício mensal de novembro. O calendário segue o número final do cartão de benefício, começando pelo número 1 e por quem recebe o salário mínimo, de R$ 998 neste ano.
Já os trabalhadores ativos receberão o 13º na semana que vem. Para eles, o pagamento é dividido em duas etapas. A primeira parcela deve ser depositada até o dia 30 de novembro e, a segunda, até 20 de dezembro.
Segundo o INSS, a segunda parcela do 13º é paga a todos os beneficiários da Previdência Social, sejam estes aposentados, pensionistas, titulares de auxílio-doença, de auxílio-reclusão, entre outros.
O órgão reforça que os seguintes benefícios não possuem direito ao 13º: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora, salário-família e amparo assistencial ao idoso e ao deficiente.
A primeira parcela já foi paga aos beneficiários entre agosto e setembro.