A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, promove de 24 a 30 de novembro de 2019, a 3ª edição da Semana Latino-Americana de Prevenção em Afogamentos. O objetivo da campanha é a redução do número de afogamentos; e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul é parceiro nesta campanha.
Algumas estatísticas sobre afogamentos no Brasil:
- A cada 92 min. um Brasileiro morre afogado;
- Homens morrem em média 7 vezes mais;
- Adolescentes tem o maior risco de morte;
- O Norte do Brasil tem a maior mortalidade;
- 47% dos óbitos ocorrem até os 29 anos;
- 52% das mortes na faixa de 1 a 9 anos de idade ocorrem em piscinas e residências;
- 70 % dos óbitos ocorrem em rios e represas;
Embora alguns países tenham demonstrado redução no numero de óbitos e incidentes aquáticos, as Nações Unidas antecipam crescimento nos próximos anos, principalmente em países de baixa renda, se não houver intervenção drástica como o uso da prevenção.
Os afogamentos no Brasil não diferem do resto do mundo, mas pelo país possuir uma das maiores áreas espelhadas e utilizáveis durante o ano todo produz o maior número de resgates aquáticos e um dos maiores números de óbitos no planeta terra.
Todos somos impactados diariamente por tragédias de algum incidente aquático. Todas noticiadas usualmente em um brasileiro que era saudável e muito jovem para morrer, e sempre envolto em um ressentimento familiar imenso do porquê esta tragédia não foi evitada.
Este é o motivo da campanha: “PREVENIR”. PREVENÇÃO é a ferramenta mais eficaz na luta contra os afogamentos! Afogamento não escolhe raça, classe social ou econômica e atinge a todos, no entanto o acesso a boa EDUCAÇÃO pode reduzir sua ocorrência.
O Corpo de Bombeiros de Três de Maio tem responsabilidade territorial sobre 7 municípios, que são: Três de Maio, Boa Vista do Buricá, Nova Candelária, São Martinho, São José do Inhacorá, Alegria e Independência. Conforme relata o 2º Sargento Cassiano Fin Schneider, os trabalhos de prevenção aos afogamentos ocorrem durante todo o ano, através de palestras em escolas e empresas onde é abordado o assunto, e também através do programa Bombeiros na Escola, programa este ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar a alunos do Ensino Fundamental, onde a temática é abordada.