Os bombeiros localizaram, na tarde desta sexta-feira (8), o barco que naufragou na noite de quarta (6), no Rio Uruguai, em Barra do Guarita, no Norte do estado. Ela estava a cerca de 1,67 km a oeste do local da travessia.
Durante a tarde de quinta (7), os bombeiros solicitaram à Usina da Foz do Rio Chapecó, em São Carlos, distante 100 km do local do acidente, para fechar as comportas. Com o nível abaixo do normal, pescadores ribeirinhos informaram ao Corpo de Bombeiros que teriam avistado o barco.
Segundo o capitão Diogo Battaglin, o trabalho foi realizado com mergulhadores e equipamentos para a verificação e resgate. Bombeiros de Santa Catarina, a Marinha do Brasil e uma aeronave da Polícia Civil catarinense auxiliam nas buscas.
Jovem desaparecido
Um jovem de 19 anos segue desaparecido. Ele é morador de Vista Gaúcha e voltava da Unidade Central de Educação Faem Faculdade (UCEFF). Segundo os bombeiros, as buscas foram encerradas por motivos de segurança.
"O rio está quase dois metros abaixo de quando aconteceu o acidente. Muitas pedras já apareceram e os riscos de virar uma embarcação navegando sem visibilidade é grande", afirma o capitão.
O jovem desaparecido estava entre as 14 pessoas que caíram no rio após o barco que transportava estudantes de Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul, para Itapiranga, em Santa Catarina, virar.
Conforme uma testemunha, o rio estava com correnteza forte e com bastante ondulações na água:
"Uns ficaram agarrados no barquinho, outros ficaram boiando, navegando, e eu segui junto com a minha namorada correnteza abaixo", conta o estudante Jardel Tamiozzo.
Postado por Paulo Marques