A 16ª Caminhada das Vitoriosas, promovida pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama/RS), movimentou Três de Maio na manhã desta sexta-feira (25). A iniciativa, que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção, teve início na Praça da Matriz, às 9h, com aquecimento e alongamento para os participantes.
A caminhada, que passou por ruas do Centro da cidade, retornou a Praça como destino final. A ação contou com a participação de várias entidades. O tema deste ano "Me trate direito - para cada paciente um tratamento" buscou chamar a atenção da sociedade sobre os cuidados com a saúde da mama, principalmente porque é o segundo Estado em casos da doença e cujo diagnóstico tardio é o responsável pela alta taxa de mortalidade da doença.
O Imama foi fundado em 29 de julho de 1993 e, desde então, é presidido pela médica mastologista Maira Caleffi. A instituição nasceu de um grupo de mulheres, pacientes da médica que, diagnosticadas, participavam de um grupo psicoterapêutico. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, veio a tornar-se o Imama.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, o Brasil foi o segundo maior país com incidência da doença, com 62,9 casos a cada 100 mil mulheres. O número de casos estimados de câncer de mama no Brasil, para 2019, deverá ser de 59.700 novos casos. Nas capitais, esse número corresponde a 19.920 casos novos a cada ano. A taxa bruta de incidência estimada foi de 56,33 por 100 mil mulheres para todo o Brasil e 80,33 por 100 mil mulheres nas capitais.