O Ministério da Saúde liberou R$ 825 mil para o Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio. Os recursos provém de emendas dos deputados federais Jerônimo Goergen (PP) e Osmar Terra (MDB) e do senador Lasier Martins (PDT). O dinheiro ajudará na manutenção do hospital, mantido pela Rede Verzeri, prejudicado pela defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde.
Conforme o diretor executivo do São Vicente Élcio Callegaro, o plano operativo foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde e encaminhado à Secretaria Estadual da Saúde. A proposta define que o valor será aplicado em procedimentos cirúrgicos e em reformas e adequações para qualificar a estrutura física do hospital.
A verba extra vai permitir a realização de 100 cirurgias de catarata para pacientes do Sistema Único de Saúde. A medida atende à uma demanda reprimida, proporcionando assim a redução da fila de espera represada no hospital e junto aos gestores dos municípios para os quais o estabelecimento filantrópico é referência na área oftalmológica.
Uma parte do dinheiro será empregada nas obras de adequação previstas no Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). Outra prioridade são melhorias exigidas pela Vigilância Sanitária no Centro de Diagnóstico por Imagem. Os recursos também possibilitarão a compra de equipamentos e medicamentos para pacientes do SUS e a reforma do gerador.
- Os recursos já foram pagos ao Fundo Estadual de Saúde. Assinamos um termo aditivo no contrato que temos com o Estado de prestação de serviços ao SUS. Esperamos que ainda nesta sexta-feira ou, no mais tardar, até o início da próxima semana, o dinheiro esteja na conta do hospital – afirma Callegaro.